O Blog Info_Educa_Resende é destinado aos professores que buscam descobrir na tecnologia uma nova prática de ensino capaz de envolver o aluno de hoje.

Professores que desejem lançar fora o giz e caminhar em direção ao futuro.

Trilhem conosco este novo caminho!







terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Portal EducaRede

"Muito se fala da necessidade de incorporar o uso da sala de Informática à pratica pedagógica. No cotidiano oa alunos pedem para utilizá-la, o professor gostaria de frequentá-la, mas algumas vezes não se sente seguro. O coordenador pedagógico quer ajudar, mas nem sempre sabe como. o que fazer? Onde começar?" (Milada Tonarelli Gonçalves)
Leia o texto completo no Portal EducaRede: http://http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=69

Aproveite para se cadastrar no Portal e confira também diversas dicas de projetos e atividades que implementam o uso do laboratório de Informática na escola.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Incrições para cursos

Inscrições para cursos não perca a oportunidade.Confira:

Proinfo Integrado - Inscrições até 31 de janeiro de 2010 na Plataforma Freire http://freire.mec.gov.br/index-static maiores informações na SME
CURSOS OFERTADOS
Introdução à Educação Digital (40h): Curso básico para professores que não têm o domínio mínimo no manejo de computadores/internet. O objetivo deste curso é possibilitar aos professores e gestores escolares a utilização de recursos tecnológicos, tais como: processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da Web para produções de trabalhos escritos/multimídia, pesquisa e análise de informações na Web, comunicação e interação (e-mail, lista de discussão, bate-papo, blogs).
Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) - visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares possam:
- compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas; - planejar estratégias de ensino e de aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações para a aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e resultem efetivamente num bom desempenho acadêmico. - utilizar as TIC nas estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos e resultem numa melhoria efetiva de seu desempenho.
Elaboração de Projetos (40h) : visa capacitar os professores e gestores escolares para que eles possam desenvolver projetos a serem utilizados na sala de aula junto aos alunos, integrando as tecnologias de educação existentes na escola.

Cursos CEDERJ(maioria à distância): Inscriões até 03 de fevereiro de 2010.
Na área de:
Biologia
Educação em Ciências
Física
Informática Educativa
Governança: Gestão, Auditoria e TI
Matemática
Química
Recursos didáticos via web
Maiores informações: http://www.cederj.edu.br/extensao/cursos/index.htm

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS E PROJETOS SOCIAIS- PÓLO UAB.
O Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal de Itajubá, informa que estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização - Lato Sensu- em Gestão de Pessoas e de Projetos Sociais do Projeto da UAB (Universidade Aberta do Brasil). O curso será ministrado a distância nos pólos da UAB situados em Bragança Paulista(SP) e Resende(RJ), via internet, com encontros presenciais conforme calendário proposto no sistema Artemis Período de inscrição: 18/01/2010 a 27/01/2010Taxa de inscrição do processo seletivo: R$ 30,00.Início do curso: 01/03/2010Taxa de Matrícula de cada disciplina: R$18,00Vagas: 50 por pólo Incrições em: www.ead.unifei.edu.br/~Artemis/index.php

sábado, 16 de janeiro de 2010

Portal do Professor

Vale apena conhecer de perto o Portal do Professor!

O portal faz parte da política do Governo Federal de informatização das escolas brasileiras.

O conteúdo do portal inclui sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos, que tornam o conteúdo mais dinâmico e interessante para o aluno. Nele, o professor poderá preparar a aula, ficará informado sobre os cursos de capacitação oferecidos em municípios e estados e na área federal e sobre a legislação específica.

Chats, blogs e seminários on-line estimulam a comunicação e a interação entre os professores, que podem contar com uma série de links de bibliotecas digitais e museus. Há também o Jornal do Professor, que apresenta as iniciativas dos profissionais de ensino de todo o Brasil, por meio de textos jornalísticos e vídeos experimentais.

Além do Portal do professor os professores podem contar com o Banco Internacional de Objetos Educacionais permitindo acesso rápido e gratuito a vídeos, animações, jogos, textos, áudios e softwares educacionais com conteúdos produzidos para todos os níveis de ensino, do fundamental ao superior.

Não perca tempo! Acesse os links e confira:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/

Deixe aqui o seu recado